domingo, 2 de dezembro de 2007

Artigo

A importância da História em Quadrinhos no processo de alfabetização e letramento.

Carla Jamille C. de Araújo
[1]

RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo abordar a importância da História em Quadrinhos no processo da alfabetização e letramento, levando em consideração que esta estimula a imaginação e a criatividade das crianças e desperta o interesse pela leitura e escrita.

Palavras - Chaves: História em Quadrinhos, alfabetização e letramento

Antigamente, saber ler e escrever era um privilégio de poucos e quem o sabia tinha grandes possibilidades de mudança na classe social. Hoje, com a grande revolução que o mundo vem passando e as transformações acontecendo de forma acelerada, o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.

No processo de alfabetização e letramento, os instrumentos de escrita e leitura são fatores fundamentais desse período que o individuo está sendo submetido a conhecer o mundo a sua volta e o significado das coisas e fatos que lhe são apresentados.

A história em quadrinhos, nesse processo de alfabetização e letramento, é de grande importância, pois além de divertir, esse gênero literário também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor (Borges, 2001). As HQ podem também estimular a imaginação e a criatividade e despertar o interesse pela leitura e escrita.

O processo de alfabetização e letramento vem ganhando espaço no contexto atual sobre os problemas de domínio da habilidade de uso da leitura e escrita. No Brasil, por exemplo, problemas a respeito de alfabetização e letramento se mesclam e se confundem, pois o conceito de um está enraizado no outro; a alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, o letramento.

O uso das HQ como instrumento de aprendizado auxilia na alfabetização e no letramento, pois oferecem oportunidades para as crianças, desde cedo, ampliarem seus conhecimentos sobre o mundo, aumentando sua criatividade e aguçando sua imaginação. As HQ tornam o ensino mais lúdico e ajudam a construir uma sala de aula descontraída e prazerosa.

Na escola, a criança deve interagir firmemente com o caráter social da escrita, e ler e escrever textos significativos. A sua inserção na cultura escrita deve ser através da participação em experiências variadas com a leitura.

Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem. Algumas situações didáticas favorecem especialmente a análise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonográfica. As historias em quadrinhos por meio das imagens permitem que a criança compreenda o que está lendo ou imagine o que poderia estar aí escrito, fazendo com que essa leitura passe a ser expressiva, gere idéias e proporcione novos conhecimentos.

Freire (2003) afirma que do ponto de vista do uso da linguagem escrita, pode-se dizer que as HQ têm algumas particularidades que interessam aos educadores, apresentando uma mistura de imagens e textos. A imagem é um instrumento mediador de aprendizagem muito importante e que muitas vezes é subestimado.

A imagem deve ser vista como parte integrante do processo de significação, ela auxilia o aluno a compreender o texto, pois a criança não lê apenas as palavras, ela “lê”, ou atribui sentido, também considerando as ilustrações, bem como o contexto social em que a leitura se dá.

Pode-se dizer que, além da leitura para qualquer idade, as histórias em quadrinhos, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização, pelo fato de dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita.

Segundo Freire (2003), as HQ possuem algumas características próprias, como o uso de balões, onomatopéias e a forma do texto. Os balões são elementos característicos das histórias em quadrinhos, que “apontam” para o personagem que está falando. As onomatopéias servem para diagnosticar sons e, também, permitem o conhecimento das letras do alfabeto. É mais simples ler um som do que uma palavra no início da alfabetização. É possível "ler" uma história em quadrinhos através das marcas de sons, pela apresentação dos balões, etc. Por exemplo, se o balão possui uma seqüência de bolinhas na direção do personagem, este está apenas pensando.

De acordo com Freire (2003) “do ponto de vista educacional o trabalho pedagógico com HQs convoca a aplicação de vários conhecimentos e demanda a construção de outros tantos novos”. A maioria das histórias traz temas cotidianos e de interesse da criança, o que permite ao leitor se reconhecer no personagem e verificar situações semelhantes às de sua própria vida. O leitor é levado a buscar experiências em seu conhecimento de mundo para preencher as lacunas existentes entre uma cena e outra, interagindo com o texto, adquirindo assim novos conhecimentos.

A história em quadrinhos é um produto da imaginação, no entanto, algumas revelam a realidade social e até desmascaram suas mentiras, podendo, através do imaginário, levar o leitor à reavaliação de sua vida e até incorporar novos valores e normas, para aplicá-los à experiência.

O professor tem um papel fundamental para desenvolver e incentivar a atividade de leitura nos alunos e tornar a sua aula atraente, estimulante, já que é o grande responsável no processo de alfabetização e letramento. Nesse processo, é interessante também transformar a sala de aula em um espaço de leitura que estimule a exploração dos diversos sentidos dos textos, o confronto de interpretações, a relação do ficcional com o real, de forma a fazer da leitura uma experiência significativa e prazerosa.

Nas estórias em quadrinhos, quando fala-se nos personagens, é possível perceber como as crianças identificam-se com eles Pode-se trabalhar de diferentes formas e temas com os personagens, como por exemplo, as diferenças que podem ser vistas em Cebolinha e Chico Bento, pois ambos falam diferente. O cebolinha tem um problema denominado "dislalia", tem uma dificuldade na articulação que propicia a troca do "R" pelo "L". Já o Chico Bento vive em uma região rural. Os professores podem trabalhar com o Chico Bento não só para corrigir suas falas, mas para trabalhar o respeito ao regionalismo que existe, de forma a mostrar as duas formas da língua: culta e coloquial.

A utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula pode proporcionar, além de facilidades de compreensão de conteúdos, o desenvolvimento da criatividade por parte dos alunos, pois as apresentações em figuras são mais interativas, levando a um melhor desempenho da memória (Frizzo e Bernardi, 2001). As crianças são conquistadas não só pela estrutura gráfica das HQ, como também é despertado o desejo de desenhar os personagens, contribuindo dessa forma para a criatividade.

De acordo com Freire a alfabetização “possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social” (1991, p.68). A importância da alfabetização, juntamente com o letramento, como etapas iniciais da aprendizagem da escrita devem ser reconhecidas, visto que contribuem para formar cidadãos reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade.

Conclusão

As histórias em quadrinhos é um recurso pedagógico muito rico, que, seguramente, colabora para estimular o trabalho de sala de aula e a construção – reconstrução de aprendizagens. As Histórias em Quadrinhos, além de despertar a criatividade e a imaginação infantil, contribui no processo de alfabetização e letramento, uma vez que estimulam o prazer e a busca de leituras por ser de grande interesse das crianças.
















REFERÊNCIAS:

BORGES, L. R. Quadrinhos: Literatura gráfico-visual. In: Revista Agaquê, vol. 3, n. 2, Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA – USP, 2001.

FREIRE, F. M. P. O trabalho com a escrita: a produção de HQs eletrônicas. In: Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS, 2003.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. 68 p.

FRIZZO, B.; BERNARDI, G. Gibiquê - Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos. Centro Universitário Franciscano, Trabalho Final de Graduação II. Santa Maria, Novembro/2001.



[1] Estudante do 4º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia.

Um comentário:

Erick Coelho disse...

Prezada Carla Jamille,
me chamo Erick Coelho e sou estudante do curso de turismo, da Universidade Federal Fluminense e professor de Qualificação Profissional do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Niterói. Estou montando um projeto para ser utilizado por todos os professores do ProJovem de Niterói, na tentativa de auxiliar nossos alunos, jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o primeiro grau, no letramento e desenvolvimento de suas habilidades linguísticas e gramaticais, afinal, a língua pátria é a base de qualquer ensino. A proposta que tenho é a da utilização de histórias em quadrinhos e tirinhas de jornais como ferramenta para incentivo e apreensão de conteúdos. Assim, me foi de grande valia a leitura de seu artigo. Quero parabenizá-la pelo excelente trabalho e informá-la que utilizarei seu artigo como referencial bibliográfico do projeto, uma vez que ele explicita de maneira perfeita o meu intento em relação a utilização dos quadrinhos na alfabetização e letramento, não só de crianças, mas de todos os que, devidos a problemas pessoais, geralmente de ordem social, não tiveram a possibilidade de concluir sua educação. Deixo a sua disposição o endereço do meu blog, que possui três artigos escritos por mim, na minha área acadêmica, e que, caso sejam de seu interesse, possam ser utilizados por você. http://erickcoelhoconcatenando.blogspot.com/ Meu e-mail é erickturismo@hotmail.com, caso queira entrar em contato.
Um grande abraço, mais uma vez parabéns pelo seu artigo e prazer em conhecê-la.