segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Aula do dia 27 de agosto de 2007!!!

A aula de hoje foi Show!!!

Tema: A nova relação com o saber
  • Organizamos grupos para a produção multimídia
Faço parte do grupo: Impressos e Educação. Que é composto por:
* Caisa
* Elma
* Glaucia
* Valdete
* Carla (eu)
* Sally

Ficamos responsável por elaborar uma Cartilha contendo informações sobre:
1. Lixo Eletrônico
2. Reciclagem
2.1. Arte com Lixo Eletrônico
  • Debatemos sobre o tema, com base no texto: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999 (cap. X e XI) - texto básico 2 - pasta 77 (leitura obrigatória)
Do debate foram levantados os seguintes pontos:
-A Educação a Distância atende as necessidades que as pessoas tem de estudarem ao longo da vida, mas por outro lado os cursos de EAD não são muito bem aplicados.
-Muitos se baseiam na falsa idéia de que as pessoas que estudam a distância não podem estudar sozinhas...(acham que os alunos precisam ser sempre manipulados pelo professor).
-O professor da EAD precisam ser incentivados a tornar-se um animador da inteligência, pois o professor não é um transmissor de conhecimento, visto que para transmitir os conhecimentos já existem as máquinas...
-Na internet o fluxo de informações é muito grande, não temos acesso a tudo (por existir uma gama de conhecimentos) e essas informações se transformam o tempo todo, então procuramos determinados temas, um foco. Teremos acesso ao que nos é importante.

Visões da tecnologia:
  • apocalípticos: malefícios da tecnologia
  • integrados: benefícios da tecnologia
- Com a tecnologia o que é preciso aprender não pode mais ser planejado nem precisamente definido com antecedência. Quando programamos algo que é preciso aprender, este é sempre finito.
-No ciberespaço, os alunos podem ter acesso a grande quantidade de informações que a internet oferece.
Multireferencialidade...várias referências (num determinado momento posso ter várias bases para explicar algo):
*religião
*ciência
*filososfia
*arte
*senso comum

Tecnologia:
*Determinante:
Se isto acontece única e exclusivamente por causa daquilo.
* Condicionante
: Dá as condições para que me aproprie do que eu quiser. Abre as condições para o controle e para a democracia

Nenhum comentário: